segunda-feira, 7 de julho de 2008

AOS PÁROCOS, ADMINSTRADORES PAROQUIAIS E MEMBROS DOS GRUPOS DE FÉ E POLÍTICA

Carta do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo
As orientações do Santo Padre e dos Bispos do Brasil, assim como a da nossa Arquidiocese, recomendam uma presença ativa e constante dos católicos no exercício da cidadania e no incentivo da participação política. Não é oportuno, nem eficaz, restringir esta participação apenas a alguns momentos da vida do País, como a iminência das eleições.
Venho, por isso, recomendar que, sem demora, os Grupos de Fé e Política, com o apoio das Paróquias, procurem desenvolver com empenho e sabedoria as atividades que desde já se impõem para dar continuidade à sua participação na vida política e suscitar as iniciativas adequadas à preparação das eleições municipais.
As sugestões da Comissão diocesana de Fé e Política, ouvidos outros grupos interessados, são as seguintes:
1) Incentivar o levantamento e o debate dos PROBLEMAS SOCIAIS EM CADA MUNICÍPIO , promovendo desde já a participação da população (e das organizações que a representam) para que indique suas necessidades e expectativas e apresente os itens que deverão compor o programa de governo das Prefeituras e da legislação das Câmaras Municipais no período 2004-2008.
2) Destes levantamentos e debates poderão surgir também CANDIDATOS , inclusive novos, QUALIFICADOS para representar o povo no próximo mandato. É oportuno iniciar agora o discernimento dos melhores candidatos aos cargos de prefeito e vereador.
3) Para tornar mais efetivas e estáveis as relações entre os candidatos e a comunidade, prever a FORMAÇÃO DE GRUPOS DE

REPRESENTANTES da comunidade que acompanhem e apóiem os candidatos. Estes grupos, se o candidato for eleito, poderão transformar-se em "conselhos de mandato", para acompanhar o eleito em sua atuação e ajudá-lo a corresponder a anseios e necessidades dos eleitores, conforme os compromissos assumidos.
4) A Comissão de Fé e Política da Arquidiocese, com o apoio das Comissões Regionais, procurará oferecer ASSESSORIA aos grupos de Fé e Política que o desejarem, oferecendo inclusive sugestões e critérios de avaliação de políticas públicas municipais e para a Região Metropolitana de B.H. A Ação Social Arquidiocesana (ASA) realizou um seminário sobre Moradia Popular e tem uma proposta de políticas públicas que está sendo apresentada ao Governo do Estado, mas interessa também aos Municípios. A Comissão do Mutirão contra a Miséria e a Fome tem orientações para a constituição dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar. Para outros setores, de responsabilidade dos Municípios (como saúde, educação, assistência social transporte...), para melhor informar, podemos contar com a assessoria de Pastorais especializadas e da P. Universidade Católica de Minas Gerais.
Para manter o contato com a nossa Comissão Diocesana de Fé e Política e outras iniciativas da Arquidiocese, visite o nosso "site" na Internet: www.arquidiocese-bh.org.br
Espero contar com seu empenho e sua colaboração, a fim de que também neste campo, de grande responsabilidade, a nossa Arquidiocese possa prestar o serviço que a vontade de Deus e o bem do povo exigem.
Invocando as mais generosas bênçãos de Deus, renovo-lhe a expressão de minha estima e cordial amizade em Cristo nosso Senhor
+Serafim Cardeal Fernandes de Araújo Arcebispo de Belo Horizonte

Nenhum comentário: